Oque é Arte Abstrata ??
Introdução
Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.
Origem
A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista.
Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata do começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.
Reações contrárias
Quando a arte abstrata surgiu no começo do século XX, provocou muita polêmica e indignação. A elite européia ficou chocada com aqueles formatos considerados “estranhos” e de mau gosto. A arte abstrata quebrou com o tradicionalismo, que buscava sempre a representação realista da vida e das coisas, tentando imitar com perfeição a natureza.
Estilo
Na arte abstrata o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas.
Arte Abstrata no Brasil
No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo (1951). Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar: Antônio Bandeira, Ivan Serpa, Iberê Camargo, Manabu Mabe, Valdemar Cordeiro, Lígia Clarck e Hélio Oiticica. Estes dois últimos fizeram parte do neoconcretismo.
· Execução cheia de violenta agressividade, espontaneidade e automatismo.
· Destruição dos meios tradicionais de execução - pincéis, trincha, espátulas, etc.
· Técnica: pintura direta na parede ou no chão, em telas enormes, utilizando tinta à óleo, pasta espessa de areia, vidro moído.
Características da Pintura:
· Compreensão da
pintura como meio de emoções intensas.· Execução cheia de violenta agressividade, espontaneidade e automatismo.
· Destruição dos meios tradicionais de execução - pincéis, trincha, espátulas, etc.
· Técnica: pintura direta na parede ou no chão, em telas enormes, utilizando tinta à óleo, pasta espessa de areia, vidro moído.
Atividade 1
Antes de iniciar a atividade a professora
deverá conversar com os alunos, retomando os conhecimentos compartilhados em
aulas anteriores acerca da pintura abstrata. Questionando os alunos sobre as
características do estilo da pintura abstrata que tem em sua composição,
linhas, cores, formas geométricas e diferentes texturas.
A Professora leva para sala imagens de obras de
arte abstrata para as crianças apreciarem. Questiona:
- § Quais as cores mais usadas pelo artista?
- § Qual o tema escolhido pelo artista?
- § Quais as formas usadas na obra?
Atividade 2
Após essa conversa, a professora explicará as
etapas para a realização da atividade. A professora deverá organizar a turma em
grupos de trabalho. Segue uma lista de materiais que a professora poderá usar
na aula.
Material Necessário.
§ Cartolina branca (uma ou duas folhas, de
acordo com o número de alunos).
§ Pincel atômico na cor preta.
§ Tinta guache, várias cores incluindo o branco, caso
necessite clarear um tom de cor.
§ Pincéis chatos, grossos, médio e finos.
§ Pote para colocar as tintas.
§ Deposito com água para lavagem de pincéis a cada
mudança de cor.
§ Retalhos de tecidos para enxugar os pincéis.
§ Cola
§ Régua e lápis grafite.
§ Tesoura.
A professora deverá dar as seguintes
orientações para os alunos:
1-Dividir a cartolina, traçando um quadriculado de
acordo com o número de alunos, (os quadros deverão ter o tamanho de meia folha
de ofício). Numerar os quadros de acordo com o número de alunos (pode escrever
o nome de cada aluno junto).
2-Desenhar com o pincel atômico preto, uma linha,
podendo ser, curva, reta, sinuosa ou formas geométricas, no lado da
cartolina em branco.
4 - Recortar o quadriculado da cartolina, em
seguida, distribuir os quadrados para todas as crianças pintarem.
Atividade 3
Nessa aula as crianças irão montar o
painel.
5 – No dia seguinte, distribuir na roda os
trabalhos de cada criança, elas deverão apreciar as pinturas dos colegas. Em
outra cartolina,orientando as crianças na colagem coletiva. Elas devem colar um
quadrado ao lado do outro, seguinda a sequência do número do seu cartão. Ao
final estará pronto o painel coletivo e deve ser expor no mural da sala.
Me ajudou muito com trabalho de arte
ResponderExcluirMe ajudou muito com trabalho de arte
ResponderExcluir