quarta-feira, 23 de maio de 2012

Albert Einstein



Leonardo da Vinci 





Leonardo da Vinci nasceu no pequeno vilarejo de Vinci, nas proximidades de Florença, em 1452. Autor de Monalisa, um dos quadros mais famosos da história, Leonardo era filho ilegítimo de um tabelião. Ele não teve educação formal e sabia pouco ou nenhum latim, condição que o enchia de um certo ressentimento em relação aos colegas mais ilustrados. 

Adulto, foi uma personalidade polêmica no seu modo de vestir e no comportamento chegou a ser denunciado por prática de sodomia, mas não foi condenado. Supõe-se que ele tenha sido homossexual, mas sua intimidade permanece misteriosa.

Adolescente, foi aprendiz no ateliê de Verrocchio. Conta-se que certa vez, o mestre estava pintando um quadro sobre o batismo de Jesus Cristo e encarregou o jovem Leonardo de completar a composição com a figura de um anjo. Seu aluno fez um anjo tão perfeito que Verrocchio desistiu de pintar. 

Conta-se também que Leonardo tocava, para distrair seu modelo, música composta por ele em instrumentos inventados por ele, como um órgão a água e uma lira de , O certo é que a Monalisa del Giocondo se tornou o quadro mais célebre da pintura ocidental. Hoje está no Louvre, como principal atração turística, numa sala em que um Rafael e um Correggio passam despercebidos.

Em 1503, Francesco del Giocondo, um rico florentino, encomendou a Leonardo - e pagou-lhe muito bem por isso - um retrato de sua mulher, Monalisa. Quatro anos depois o quadro não está pronto. Aqui começa o grande debate: quem é a dama do quadro? A mulher de Giocondo? É este o retrato de uma jovem de 26 anos? Ou é o retrato de Constança d'Avalos, Duquesa de Francavilla, "inclusive com o véu negro de viúva?" Há quem afirme - e a sério - que o encantador sorriso é de um jovem, travestido. 

O grande mote do trabalho de Leonardo, quer como artista, quer como inventor e cientista, foi a observação criteriosa da natureza. Seus cadernos são um imenso laboratório de pensamento. Nas notas, estudos e rascunhos dedicados à hidráulica, ao vôo dos pássaros, ao movimento dos gatos, encontra-se um acurado explorador da natureza. 

Sua inteligência mecânica ainda hoje impressiona todos os que examinam seus desenhos de engrenagens. A comparação de imagens obtidas nos modernos aparelhos de tomografia computadorizada com seus desenhos sobre anatomia oferece uma espécie de revelação: Leonardo acertou com exatidão espantosa, por exemplo, detalhes sobre a posição do feto no interior do útero. 

Embora tivesse uma assombrosa habilidade matemática, diz-se que Leonardo não criou algo que se pudesse chamar de "teorema de Leonardo". Ou seja, apesar de ter desvendado princípios que até então eram desconhecidos, ele não os traduziu em linguagem matemática. É verdade. Essa viria a ser mais tarde uma obsessão dos estudiosos. 

Doente, da Vinci passa o mês de abril de 1519 na cama, cercado por três quadros: a Monalisa del Giocondo; Santana, a Virgem e o Menino e o São João Batista, que provavelmente pintou em Roma como sua última obra. Morre, no dia 2 de maio de 1519, nos braços do rei Francisco I.



terça-feira, 15 de maio de 2012


Ana Mãe Barbosa
Ninguém precisa ter medo da arte contemporânea. Para Ana Mae Barbosa, professora titular aposentada de Artes na USP e atual professora da Universidade Anhembi Morumbi, as vanguardas modernistas do início do século 20 é que buscavam o efeito de estranhamento do público – chocando até figuras como Monteiro Lobato, que tachou a obra de Malffati como "desenhos dos internos dos manicômios".
Já as artes contemporâneas, para a professora, são marcadas justamente pela aproximação com temas do cotidiano: a fama de hermetismo seria injustificada

Jean Piaget

O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas
Jean Piaget






Paulo Freire
.

Frases
Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.
Paulo Freire


Arte Figurativa   

Outros NomesFigurativismo; Figurativo; Figuração



Definição:

Tipo de arte que se desenvolve principalmente na pintura pela representação, de seres e objetos em suas formas reconhecíveis para aqueles que as olham. Na arte ocidental a prática da arte figurativa só se transforma, perdendo sua soberania, a partir do início do século XX, com o surgimento da arte abstrata, que busca expressar o mundo interior, o mundo dos sentidos, bem como relações concretas usando como referência apenas os recursos da própria pintura, como a cor, as linhas e a superfície bidimensional da tela.




Atividades
Aula 1
§  Convide os alunos ao Laboratório de Informática e solicite para que pesquisem imagens abstratas e figurativas. Sugestão:
   
§  Solicite aos alunos para que observem bem as imagens e montem, em duplas de trabalho,  um Banco de Dados com aquelas que mais gostarem, salvando o arquivo;
§  Peça aos alunos para elejam uma imagem abstrata e uma figurativa e escrevam sobre elas (cores, formas, linhas, a que remetem, impressões que causam no leitor...);
§  Observe as imagens selecionadas e solicite a leitura das anotações realizadas;
§  Imprima algumas destas imagens para socialização na aula seguinte.      
Aula 2
§  Proponha a montagem de um painel com as imagens pesquisadas pelos alunos na aula anterior e impressas por você;
§  Disponibilize papel craft, revistas velhas, tesouras e cola, solicitando a pesquisa e o recorte de imagens abstratas e figurativas para compor o painel;
§  Teça com o grupo um paralelo entre imagem figurativa e imagem abstrata:
    *O Figurativismo, também conhecido como pintura figurativa representa temas como pessoas, objetos como um vaso ou uma garrafa, um animal, uma flor, uma paisagem, etc. Ela pode ser realista ou estilizada. O Renascimento, o Barroco e o Realismo, são exemplos de estilos artísticos onde o figurativo realista, a capacidade de mimese do pintor contava muito. Estilos mais recentes como o Impressionismo e o Expressionismo também são figurativos, porém menos preocupados com o que podemos chamar de Fotorrealismo ou a representação "correta" dos objetos.
    *Uma pintura abstrata não se preocupa em representar objetos, ela se expressa por si mesma, ela em si é um objeto de arte, não a representação de algo, um tipo de ilusão para o mundo, como a arte figurativa. Porém, tanto a pintura figurativa como a pintura abstrata, podem expressar estados emocionais.
 Aula 3   
§  Solicite ao grupo um desenho figurativo em lápis de cor sobre papel canson, com temática opcional.
Desenho de livre criação em lápis de cor sobre papel canson A4 - Figurativismo       

 Desenho de livre criação em lápis de cor sobre papel canson A4 - Figurativismo     
   
Aula 4   
Ø  Distribua papel sulfite e lápis, pedindo aos alunos para se desenharem como se fosse  uma foto 3 x 4 – Autorretrato;
Ø  Entregue uma tela a cada aluno e, usando papel carbono, explique como se transfere o desenho.
Autorretrato - Desenho em papel sulfite e grafite - Figurativismo   
  
Autorretrato - Desenho em papel sulfite e grafite - Figurativismo  

Aula 5 e 6   
Ø  Entregue tinta acrílica em várias cores, azulejo (para colocar a tinta a ser usada), pincéis e prepare vasilhas com água e papel toalha;
Ø  Peça para que cada aluno pegue a sua tela com o desenho transferido  na aula anterior e inicie o trabalho de pintura com acrílica sobre tela.
Autorretrato – Pintura em acrílica sobre tela - Figurativismo                             
   
Autorretrato – Pintura em acrílica sobre tela - Figurativismo                            
   



Oque é Arte Abstrata ??

Introdução 
Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.

Origem 
A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista.
Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata do começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.

Reações contrárias 

Quando a arte abstrata surgiu no começo do século XX, provocou muita polêmica e indignação. A elite européia ficou chocada com aqueles formatos considerados “estranhos” e de mau gosto. A arte abstrata quebrou com o tradicionalismo, que buscava sempre a representação realista da vida e das coisas, tentando imitar com perfeição a natureza.

Estilo 
Na arte abstrata o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas. 

Arte Abstrata no Brasil 
No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo (1951). Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar: Antônio Bandeira, Ivan Serpa, Iberê Camargo, Manabu Mabe, Valdemar Cordeiro, Lígia Clarck e Hélio Oiticica. Estes dois últimos fizeram parte do neoconcretismo.





Características da Pintura:
· Compreensão da pintura como meio de emoções intensas.
· Execução cheia de violenta agressividade, espontaneidade e automatismo.
· Destruição dos meios tradicionais de execução - pincéis, trincha, espátulas, etc.
· Técnica: pintura direta na parede ou no chão, em telas enormes, utilizando tinta à óleo, pasta espessa de areia, vidro moído.


Atividade 1
Antes de iniciar a atividade  a professora deverá conversar com os alunos, retomando os conhecimentos compartilhados em aulas anteriores acerca da pintura abstrata. Questionando os alunos sobre as características do estilo da pintura abstrata que tem em sua composição, linhas, cores, formas geométricas e diferentes texturas.
A Professora leva para sala imagens de obras de arte abstrata para as crianças apreciarem. Questiona:
  1. §  Quais as cores mais usadas pelo artista?
  2. §  Qual o tema escolhido pelo artista?
  3. §  Quais as formas usadas na obra?




Atividade 2

Após essa conversa, a professora explicará as etapas para a realização da atividade. A professora deverá organizar a turma em grupos de trabalho. Segue uma lista de materiais que a professora poderá usar na aula.
Material Necessário.
§   Cartolina branca (uma ou duas folhas, de acordo com o  número de alunos).                                      
§  Pincel atômico na cor preta.
§  Tinta guache, várias cores incluindo o branco, caso necessite clarear um tom de cor.
§   Pincéis chatos, grossos, médio e finos.
§  Pote para colocar as tintas.
§  Deposito com água para lavagem de pincéis a cada mudança de cor.
§  Retalhos de tecidos para enxugar os pincéis.
§  Cola
§   Régua e lápis grafite.
§  Tesoura.
A professora deverá dar as seguintes orientações para os alunos:
1-Dividir a cartolina, traçando um quadriculado de acordo com o número de alunos, (os quadros deverão ter o tamanho de meia folha de ofício). Numerar os quadros de acordo com o número de alunos (pode escrever o nome de cada aluno junto).
2-Desenhar com o pincel atômico preto, uma linha, podendo ser, curva, reta, sinuosa ou formas geométricas, no lado da cartolina em branco.
4 - Recortar o quadriculado da cartolina, em seguida, distribuir os quadrados para todas as crianças pintarem.


Atividade 3

Nessa aula as crianças irão montar o painel.
5 – No dia seguinte,  distribuir na roda os trabalhos de cada criança, elas deverão apreciar as pinturas dos colegas. Em outra cartolina,orientando as crianças na colagem coletiva. Elas devem colar um quadrado ao lado do outro, seguinda a sequência do número do seu cartão. Ao final estará pronto o painel coletivo e deve ser  expor no mural da sala.